quarta-feira, junho 05, 2013

A dura vida das "princesas"



          Quem nunca disse ou ouviu alguém dizer:


"Se eu tiver uma filha,vou tratá-la como uma princesa!" ?

            Ou ainda:


"Princesinha da    mamãe/papai/vovó/vovô,madrinha,etc" ?
                                         
                                               
Princesinha!!!!
                                     


           Enquanto forma carinhosa de tratar uma menininha,acho perfeitamente normal.O perigo,neste caso,mora quando esta menininha é criada para achar que é,verdadeiramente,uma princesa e agir como tal.
           Já  não é de hoje que as princesas(reais e as dos contos de fadas) rondam o imaginário coletivo feminino.Os pais adoram fazer festas de aniversário da Cinderela, Bela Adormecida,Branca de Neve e afins para as suas filhas,além do fato destas gostarem de brincar fazendo de conta que são princesas encantadas. Ainda em pleno 2013,há aquela "aura",aquele glamour em torno das princesas reais,como a DianaCaroline de Mônaco e,mais recentemente,Kate Middleton. Muitas são as mulheres que se inspiram nessas princesas,seja nos penteados,nas roupas e também nas atitudes.
        Há pouco tempo atrás,Michele Escoura,uma antropóloga da USP realizou um estudo sobre a influência das princesas da Disney na personalidade de meninas.Clique aqui para lê-lo. Os resultados são surpreendentes!
         


      Kate Middleton é a princesa mais invejada da atualidade...                        



...mas as menininhas preferem mesmo as princesas da Disney!                                   


                            
                         
         Bom,por minha parte,eu serei eternamente grata por jamais ter sido a "princesinha do papai/mamãe/vovó/vovô/titio/titia,etc".As "princesas",quando chegam à vida adulta,só se ferram!E vou dizer-lhes os motivos:
          

        "Princesas" são mimadas e estão sempre à espera de um "príncipe" para bancá-las!Como esses "príncipes" não chegam,se frustram,sofrem...Quando os pais morrem,ficam sem chão!"Princesas" são extremamente dependentes de seus pais e querem transferir toda essa dependência para os "príncipes"! 
         Conheço algumas "princesas" pessoalmente e posso dizer-lhes que são pessoas bem próximas a mim,embora não irei citar seus nomes.
         Uma delas,tem apenas 2 anos a menos que eu! Foi criada para ser uma "princesa",isto é,para casar-se com um homem rico,não ter que trabalhar fora,não ter que lavar,passar,cozinhar,nada de serviço doméstico.Só que a mãe desta "princesa" esqueceu-se de um pequeno detalhe:

        ATÉ UM HOMEM RICO QUER AO SEU LADO UMA MULHER INTELIGENTE E INDEPENDENTE.DO CONTRÁRIO,NÃO PASSA DE UM BABACÃO COM A CARTEIRA CHEIA!
        
         Além desse detalhe,há outros também esquecidos: mulheres e homens(mas nesse caso especificamente,dentro do assunto abordado,as mulheres),devem ser criados PARA SEREM INDEPENDENTES FINANCEIRA,PSICOLOGICAMENTE E NO QUE TANGE A "SE VIRAREM" SOZINHOS! 
         Nenhum pai/mãe vai viver eternamente para fazer tudo para o filho  (alguém ainda duvida???).Eu experimentei isso bem cedo, pois infelizmente, aos 17 anos,perdi a minha mãe,embora ainda tenha o meu pai!Que bom que ela me ensinou a me virar sozinha!
         Pois bem,essa "princesa" que conheço não sabe se virar sozinha e depende da mãe para fazer tudo! Além disso,quer que seu parceiro faça TUDO para ela,inclusive,que lhe pague uma empregada doméstica,(um luxo do qual até os ricos estão abrindo mão,face à nova PEC das Empregadas) e que (pasmem!) lave suas roupas íntimas (é mole?!)!.
         Apesar de só ter citado um caso,conheço váaaaaaarias "princesas" por aí nessa vida.Todas elas sofredoras,pois vivem completamente fora da realidade! Muitas esnobam caras ótimos,por acharem que eles têm que bancá-las! Outra,nem querem sair de casa,pois querem os pais como "eternas babás"! Enfim,é um assunto que dá bastante pano pra manga! 
         Antes que me interpretem mal,saibam que não tenho absolutamente nada contra festas infantis com temáticas de princesas da Disney nem tampouco contra brincadeiras em que menininhas fazem de conta que são princesas! A minha crítica é contra a criação que se dá às meninas em nossa sociedade.Certos pais as iludem com essas ideias de "príncipe" e isso só gera sofrimento em suas vidas!

        Pensem muito bem: será mesmo "o máximo" criar uma filha como "princesa"?



Comentem!


Abraços!


Gabriela  
         
         
           

3 comentários:

Florzinha disse...

Eu concordo totalmente com a necessidade de se educar os filhos, meninas e meninos, para serem pessoas independentes e capazes.
Criar uma princesinha (ou um principezinho) é formar um ser humano incapaz e potencialmente frustrado. Porque chegará o momento em que essa pessoa irá se deparar com o mundo real, e ele não é cor-de-rosa.

Marcelo AF disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marcelo AF disse...

Concordo com todo o seu pensamento, acho que não há nada de errado em ter carinho por seus familiares, mas manter em uma bolha não é indicado, da mesma forma que um recém nascido precisa se expor ao ambiente para criar suas defesas, assim é no resto de sua vida, crescendo, amadurecendo, evoluindo, sabendo lidar com o mundo. Viver não é fácil.