quinta-feira, março 20, 2014

Fanatismo Político e Amizades Abaladas

     
                              






      Este ano,como é sabido por todos,teremos, além da Copa, as eleições para presidente,governadores,deputados(federais e estaduais) e senadores. Logo,logo, nossas timelines do Facebook e do Twitter estarão cheias de propagandas eleitorais, divulgadas por páginas ou por amigos!
      Todos nós temos direito de expôr nossas preferências políticas,fazer propaganda de algum candidato ou partido... Enfim, ainda temos alguma liberdade de expressão! Não escrevi "alguma" por acaso ( lá na frente,vocês entenderão o motivo disso!). Acompanho política desde criança (acreditem se quiserem! Basta perguntar a qualquer parente meu!) e,mas recentemente,comecei a acompanhar economia. No entanto,nunca deixei que o fanatismo político tomasse conta de mim,a ponto de ter amizades abaladas!
        É,meus caros,ando muito preocupada com alguns amigos meus! Alguns deles estão tão politicamente fanáticos,que não falam em outros assuntos! Em suas timelines "feicibuquianas" só há postagens sobre política,atacando pessoas com opiniões divergentes! Coisas do tipo "fulano que não pensa assado deveria ser proibido de abrir a boca" e,quando se deparam com alguém que não "segue a manada", se valem da tríade "reaça,fascista,nazista!" para atacarem! Dá até vontade de rir dessas três palavras que,diga-se de passagem, não ofendem mais a ninguém! Sério,gente! Vira o disco porque já está ficando caricato!



"Vira o disco porque já está ficando caricato!"
                             
   

       Há alguns amigos que parecem dedicar boa parte do tempo livre entrando em páginas de grupos que são politicamente divergentes deles e, por lá, postam provocações. Mas não para por aí: provocam também os próprios amigos que pensam diferente. A discussão fica tão pesada que acabam partindo para a ofensa pessoal! Eu mesma fui alvo de um amigo fanático político na semana passada,mas nem perderei meu tempo entrando nos detalhes dessa história! Definitivamente,não vale a pena!  Resolvi o problema deixando de seguí-lo e restringindo meus textos para ele. Além disso,também vivi um momento bastante desagradável na véspera do Natal passado,só que, desta vez, ao vivo e a cores dentro da minha própria casa. Resumindo o caso,um amigo muito querido veio me visitar e,ao tocarmos num assunto sobre política, falei algo que contrariava as ideias dele e ele,praticamente,me mandou calar a boca: "Silêncio! Não quero saber o que você tem a dizer!". Lamentável! Fiquei sem reação,pois jamais imaginaria que ele fosse capaz de tamanho desrespeito! Ainda bem que meu pai estava presente e o colocou no devido lugar de um jeito especial: desconstruindo as ideias dele! Sem grosseria,sem excessos!
          A praga do fanatismo político foi,inclusive, o motivo do fim de uma banda de rock integrada por pessoas próximas a mim! Por meras divergências políticas, parcerias musicais foram interrompidas. As pessoas estão pirando na política e se esquecendo do que realmente importa! A tendência, pelo que vejo, é piorar! Vale lembrar que várias pessoas estão saindo definitivamente ou entrando mais raramente no Facebook, por conta dos ataques que recebem dos amigos. Outros,passaram a postar amenidades ou só curtem o que alguém posta. Pensam duas vezes antes de postar algo de cunho político,pois teme pelas reações fanáticas. Isso só enfraquece a democracia e fortalece a ditadura velada da opinião única!  Eis aí o motivo de ter escrito a palavra "alguma" (liberdade de expressão) lá em cima! Estamos sendo silenciados sorrateiramente e muita gente ainda nem se deu conta disso! A patrulha ideológica,como bem mencionou meu amigo Ives Pierini, cresce a cada dia! Só é visto como "inteligente", "culto", "cabeça", "gente boa", "bom caráter" quem pensa como a maioria das pessoas!
         

        Diga NÃO ao Fanatismo Político!


PS: Dedico esse texto a todos os fanáticos políticos e às vítimas de amigos 
fanáticos políticos!


PS: um abraço apertado pra quem me acha má! Morro de rir,gente! Sério mesmo!
     

3 comentários:

@raphaelscostarj disse...

Concordo Gaby!
Está cada vez mais complicado expor opiniões, seja lá por onde for! Tenho minhas ideologias mt bem enraizadas e delas ñ abro mão, e tenho amigos q são contrários à ela, nem por isso nos tratamos como inimigos, simplesmente ñ falamos de política, ou se falamos é algo bem light, respeitando a opinião alheia.
Em tese, o q falta à maioria das pessoas é respeito e bom senso, é lamentável ver q certas pessoas (geralmente são esquerdistas) se deixam levar por ideais (q por vezes nem podem ser as dela, podem ser ideias q eles seguem simplesmente) e destruir amizades verdadeiras! No meu twitter debato livremente c/ as pessoas, porém percebo q mts deles ñ tem bagagem ou argumentos p/ tal, aí partem p/agressões sem sentido e logo aparecem outros iguais p/ se juntar ao show de intolerância (e ignorância), acusando de um monte de coisas de gente q ñ tem base de nada do q penso ou acredito, isso cai no ridículo e me diverte no final das contas. Debater c/ os idiotas é sempre interessante: garante boas risadas!
Finalizando o comentário: os adjetivos q eles usam são sempre os msm: Reaça, Burguês, Fascista, Milico, entre tantos outros, q no fim é a msm coisa. O discurso pasteurizado q está na cartilha das patrulhas ideológicas (q, repito, qs sempre são esquerdistas)
PS: Belíssimo texto, parabéns!

Rodrigo disse...

Gostei muito, Gabi! Tenho amigos parecidos, que defendem suas ideologias e não aceitam as divergentes, senão dá briga! Muito bom (e atual) o seu texto!!!

medeia disse...

Vc é "reaça,facista, nazista"kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
só rindo mesmo!!